Autor Tópico: Pomar  (Lida 7697 vezes)

Carlos Oliveira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Pomar
« em: Quinta, 25 de Novembro, 2010, 21:34:10 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa noite

Pretendo adquirir as árvores necessárias para fazer o meu pomar.

O terreno está quase terraplanado e, depois tenho que decidir quais as árvores de fruto que serão necessárias.

Gostaria de algumas dicas para as minhas dúvidas que são:

Há árvores de fruto que devem ficar junto de outras específicas, tanto por estética como por uma questão de arrumação do pomar ?

As árvores devem ficar alinhadas ou de forma alietória. Qual ficará mais típico/tradicional...

Todas as dicas serão benvindas.

Cumprimentos
                                                                               


cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Pomar
« Responder #1 em: Sexta, 26 de Novembro, 2010, 10:59:08 am »
Há árvores de fruto que devem ficar junto de outras específicas, tanto por estética como por uma questão de arrumação do pomar ?

Creio que deve haver uns estudos teóricos acerca de quais espécies convém estar próximas por motivos de facilitação da polinização ou controlo de pragas, mas na prática ninguém liga a isso.
Eu teria apenas em conta a dimensão de cada árvore qdo adulta e tentaria garantir que na sua disposição não criassem muita sombra umas às outras.
Colocar as árvores com maiores necessidades de rega mais próximas duma fonte de água tb pode ser vantajoso.

Citar
As árvores devem ficar alinhadas ou de forma alietória. Qual ficará mais típico/tradicional...

O alinhamento apenas serve para facilitar a utilização do terreno para outras culturas e/ou para a mecanização da exploração (lavrar o terreno, aplicar pesticidas, colheita).
Para uma exploração pessoal não há necessidade nisso.


Carlos Oliveira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re:Pomar
« Responder #2 em: Domingo, 28 de Novembro, 2010, 12:54:49 pm »
Bom dia

Fico agradecido pelas dicas.

Cumprimentos