Autor Tópico: Relva - Tapete ou semeada  (Lida 19492 vezes)

rsacouto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 145
    • Ver Perfil
    • Arranja Tudo
Relva - Tapete ou semeada
« em: Domingo, 25 de Outubro, 2009, 00:28:38 am »
Advertisement
Advertisement
Li no Portal do jardim que:

Quando estamos na fase da escolha dos materiais por vezes surge-nos a dúvida semear ou usar tapete de relva?

A resposta depende de diversos factores que vou tentar aqui expôr muito sucintamente, sob a forma de situação - resposta.

Situação: Penso construir o meu jardim na Primavera/Outono, e queria desde logo usufruir dele.

Resposta: Sem dúvida que para poder usufruir imediatamente do jardim terá de optar pelo tapete de relva, depois da colocação apenas deverá esperar 2 ou 3 dias antes de o começar a utlizar (pisar)

Situação: Penso construir o meu jardim na Primavera/Outono, e queria desde logo usufruir do dele, mas não queria gastar muito na sua realização.

Resposta: Se não pretende gastar muito, terá de recorrer à sementeira de relva que é sempre menos onerosa. A semente de relva começa a germinar passados cerca de 6-7 dias (se a temperatura e humidade forem as adequadas) mas só após o primeiro corte (cerca de 15 -20 dias) é que poderá usar o seu relvado.

Situação: Penso construir o meu jardim no Verão, qual a melhor solução?

Resposta: No Verão devido aos picos de calor muito elevados não é aconselhável semear pois o risco de a semente “cozer” e não chegar a germinar são altos. O “cozer” acontece quando a àgua que foi utilizada para regar aquece de tal maneira, que a semente “coze” nessa água perdendo a sua capacidade de germinar. A solução se os custos não forem um problema é utilizar o tapete de relva.

Situação: Penso construir o meu jardim no Verão, mas não queria gastar muito na sua realização.

Resposta: As altas temperaturas podem ser uma condicionante em alguns locais, para minimizar esses efeitos, quando realizar a sementeira de relva, certifique-se que a semente ficou bem enterrada e tenha muita atenção nas regas realizadas. A rega deve ser feita mais abundantemente ao fim do dia, durante a noite e ao inicio da manhã. As regas durante o dia devem ser realizadas apenas para manter o solo húmido e nada mais. Se puder esperar por dias mais frescos será a situação ideal para a instalação do seu relvado.

Situação: Penso construir o meu jardim no Inverno, qual a solução?

Resposta: Para o seu caso, a utilização de tapete de relva é a única solução. Nesta altura do ano e devido às baixas temperaturas que se fazem sentir, a semente de relva não germina, portanto só à mesmo uma solução.

Situação: Estamos no Inverno, e estou a construir o meu jardim, não queria gastar muito muito na sua realização, mas queria evitar ao máximo cometer erros. O que fazer?

Resposta: Uma vez que já iniciou a construção do seu jardim, não tem qualquer problema, poderá continuar a faze-lo colocando as plantas, estruturas, construções, etc. e deixando a zona reservada para o relvado preparada para que na próxima Primavera possa realizar a sementeira de relva e ter sucesso. O jardim estará no seu auge daí a mais ou menos 20 dias.

Gostaria de referir que a diferença que existe entre um relvado de tapete de relva e um relvado de sementeira é o tempo de instalação, já que um fica logo pronto e o outro pode demorar mais algum tempo. No entanto ao fim de algumas semanas já praticamente não se conseguem distinguir. As principais diferenças têm a ver com as operações de instalação e manutenção. Mas isso ficará para uma próxima oportunidade.

Resumidamente, os principais factores que influenciam então a escolha são: os custos de instalação, a época do ano (estação) e o tempo que estamos dispostos a esperar para podermos utilizar o relvado. Claro está que todo o bom senso é também muito importante. As vezes mais esperar do que tentar uma e outra vez uma solução de recurso. Devemos sempre respeitar os timings a que a natureza e as estações do ano  nos obrigam.

rsacouto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 145
    • Ver Perfil
    • Arranja Tudo
Re:Relva - Tapete ou semeada
« Responder #1 em: Domingo, 25 de Outubro, 2009, 00:32:44 am »
A questão é a seguinte... ;D

A relva de tapete não pode ser levantada e deslocada para outro lado?? ???
Ao ler isto fico com a ideia que passado pouco tempo os tapetes formam um so criando uma camada uniforme.. ::).
E faz sentido ...  ::) ao pisar a relva vai fazer deslocar a manta de terra onde ela está colocada... "né"? ;D

micromys

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver Perfil
Re:Relva - Tapete ou semeada
« Responder #2 em: Quarta, 02 de Dezembro, 2009, 12:37:06 pm »
No meu jardim preferi colocar grama em vez de relva. É uma opção que demora mais tempo a ter resultados mas, na minha opinião e em alguns tipos de situação tem mais vantagens do que a relva. Tem também algumas desvantagens...

A principal destantagem da grama é o tempo que demora a fazer tapete, meses, e não fica a 100% no primeiro ano. Para que cubra toda a área no mesmo ano mesmo com algumas falhas é necessário espetar muitas estacas pelo terreno todo, de preferência com distâncias não muito superiores a 1-2 palmos. A terra deve estar sempre húmida para que as estacas enraizem bem. No Inverno a grama tem tendência a queimar e ficar amarelada devido à geada, no entanto, uma regadela antes de aparecer o sol minimiza esse problema. A relva tem uma cor verde mais atraente, mas isso são opiniões  :)

A grama, de modo geral, é mais resistente ao atrito provocado por quem anda em cima dela sendo muito forte e viçosa. Pela experiência que tenho, quando é necessário remover uma porção de grama este processo é mais fácil do que com a relva, porque a relva tem tendência a trazer torrões de terra agarrados (com a grama é só arrancar com a enxada e passar o ancinho).
Uma vantagem que acho particularmente importante, em especial para quem não tem rega automática (que é o meu caso), é a boa resistência da grama ao calor. Quando o solo seca e a relva não é regada durante uns 2 dias em pleno verão, as consequências podem ser ficar sem o relvado ou ficar com grandes "peladas" de relva seca... depois há que semear mais. Já estive sem regar a grama quase uma semana e ela manteve-se verde e com alterações devidas ao calor pouco perceptíveis. Já a relva que estava ao lado...

Esta opinião que dei sobre relva vs grama resulta apenas da minha experiência e observação, pois tenho as duas lado a lado. Planeei ter grama, mas como demora a crescer e forma tapete optei por semear alguma relva para ajudar a fixar o solo ainda não ocupado pela grama.


Abraço!

Carlos Oliveira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re:Relva - Tapete ou semeada
« Responder #3 em: Terça, 04 de Maio, 2010, 15:23:14 pm »
Boa tarde

Penso preparar o meu jardim ainda esta Primavera. No entanto, tenho dúvidas se devo plantar grama ou relva.

Disseram-me que a grama não dá tanta manutenção como a relva mas, em contrapartida cria sob o seu  manto,muita bicharia. Tal penso que não será muito agradável quando sobre ela nos deitarmos e
ficarmos com uns vermelhões no corpo...

Peço ajuda de quem por experiencia me puder aconselhar na escolha mais adequada.

Cumprimentos