Autor Tópico: Fuga de água num quarto de banho  (Lida 28084 vezes)

listener

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Fuga de água num quarto de banho
« em: Domingo, 08 de Novembro, 2009, 15:57:35 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa tarde.
Não sei se estou na secção correcta para apresentar esta questão.

Tenho um vizinho de baixo que se queixa de um problema de infiltrações no tecto de um dos quartos da casa dele (tem uma mancha grande no tecto e escura), e deduzo que se trate de uma fuga de água no meu quarto de banho que se localiza imediatamente por cima desse quarto. Ele queixa-se que cheira mal, portanto deve ser um problema nas canalizações de esgotos, ou na sanita, não?

Como posso saber mais ao certo onde se localizará a fuga? Que tipo de truques ou dicas existem para detectar estas fugas de água?

Cumprimentos.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:Fuga de água num quarto de banho
« Responder #1 em: Domingo, 08 de Novembro, 2009, 16:51:22 pm »
Bem-vindo Listener!

É um bico de obra esse que tem aí! Já me aconteceu. Pode ir por tentativa e erro, mas eu começava por ver se o sifão da sua casa de banho não se enche quando despeja a banheira ou se quando descarrega o autoclismo o fluxo de saída da sanita é contínuo e rápido. Mesmo assim pode haver um tubo fracturado que pode deixar passar água para a placa...

Se vive num prédio pode recorrer ao seguro do condomínio que, se estiver bem feito, pode aliviar-lhe a despesa da reparação.

Em qualquer dos casos, é aconselhável mão de obra especializada, para averiguar e resolver esse assunto.

Boa sorte,
Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Fuga de água num quarto de banho
« Responder #2 em: Domingo, 08 de Novembro, 2009, 17:34:17 pm »
Olá Listener, bem-vindo ao fórum Bricolage Total.

É esta a secção correcta sim.

Nestes casos começa-se por ver o que está na direcção da mancha. Nem sempre é tão linear assim, uma vez que a água dentro das paredes escolhe o percurso "mais fácil" e em alguns casos uma infiltração no 1º andar pode ser de um vizinho do 3º...

O cheiro pode ser da própria humidade, principalmente se é algo que já tem algum tempo.

Algumas causas comuns são o sifão (ou sifões) como refere o Stromline, as juntas das loiças sanitárias, por exemplo a borrachas e o silicone vedante da sanita com o chão. Pode ainda ser a vedação lateral de uma banheira (silicone) ou uma fuga na ligação das loiças ao esgoto.

Normalmente começa-se com as soluções mais simples e quando não resultam há que ir até às mais complexas, que podem envolver partir a parede e substituir parte da canalização.

Algumas questões que podem ajudar:
A infiltração pinga ou tem apenas mancha com humidade?

Já é algo que acontece há muito tempo?

O que tem no quarto de banho na direcção da mancha?

Até breve,

Joliveira
« Última modificação: Domingo, 08 de Novembro, 2009, 17:42:00 pm por Joliveira »
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

projectista

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver Perfil
    • cem projectos sem projecto
Re:Fuga de água num quarto de banho
« Responder #3 em: Domingo, 08 de Novembro, 2009, 18:03:17 pm »
É sempre complicado detectar com rapidez as fugas dentro de paredes. Em minha opinião, penso que casos assim, deve-se recorrer a mão de obra especializada.
Um amigo que teve um problema semelhante, aqui na zona de Lisboa, encontrou uma empresa que lhe fez um trabalho eficiente, rápido e em conta. Utilizam uma sonda que percorre os canos e detecta o local da fuga pelo que, em termos de danos nas paredes, foi o mínimo. Ele ficou muito satisfeito com o trabalho dessa empresa.
Vou tentar falar com ele e saber o nome e contacto da referida empresa. Depois, comunico até porque, pode ser útil a muitos.

projectista

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver Perfil
    • cem projectos sem projecto
Re:Fuga de água num quarto de banho
« Responder #4 em: Segunda, 09 de Novembro, 2009, 14:20:05 pm »
Como prometido, aqui fica o endereço da página da referida empresa.
Como disse, apenas ficou a indicação de um amigo que o trabalho foi rápido e eficiente. Sem querer passar publicidade, apenas com o intuito de o mesmo ser útil a alguém, aqui fica:
       www.deveroassistencia.com/

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Fuga de água num quarto de banho
« Responder #5 em: Segunda, 09 de Novembro, 2009, 23:19:58 pm »
projectista, fica o contributo. Talvez alguém precise... :)

Já tinha ouvido falar em sondas deste tipo que refere mas mais para fugas em fornecimentos da rede. Usam-se sondas acústicas com geofone, embora haja necessidade de despistar ruídos e a fiabilidade em alguma situações pode não ser a necessária.

Para uso caseiro, depois de alguma pesquisa encontrei esta: Protimeter Survey Master BLD5360 que me parece fazer o que indica. No entanto, se alguém conhecer melhor este tipo de sondas fica convidado a deixar a sua opinião :)

listener vá dando notícias...
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

listener

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re:Fuga de água num quarto de banho
« Responder #6 em: Quarta, 11 de Novembro, 2009, 21:57:23 pm »
Sim. Obrigado pelas mensagens de todos. De facto pinga, consegui verificar que era da sanita, pelo que me parece é da ligação da sanita ao tubo de esgoto. vou ter que activar o seguro mas não me parece nada de complexo, como partir paredes ou coisas do género! Boa noite e obrigado!

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Fuga de água num quarto de banho
« Responder #7 em: Quarta, 11 de Novembro, 2009, 22:38:27 pm »
Olá listener, se pinga deve ser como diz.

Este tipo de problema resolve-se facilmente retirando a sanita e substituindo a borracha que liga a sanita ao tubo de esgoto. Esta borracha deve ser do tamanho apropriado. São normalmente borrachas que fazem a auto vedação sem necessidade de aplicar massas. Depois é só aparafusar a sanita e eventualmente colocar silicone nas juntas.

É claro que tendo seguro será melhor activá-lo porque depois ainda há que reparar os danos ao vizinho...
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos