Autor Tópico: Canalização à vista: que tubos escolher?  (Lida 41633 vezes)

brico_js

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver Perfil
Canalização à vista: que tubos escolher?
« em: Sábado, 26 de Março, 2011, 16:29:22 pm »
Advertisement
Advertisement
Olá!

Vou necessitar de colocar novos canos de água num apartamento, pois os actuais estão completamente enferrujados. Estou a pensar, para fácil reparação em caso de avaria, colocar a nova canalização à vista. Que alternativas há que sejam duradouras e económicas (pouca perda de calor)? É que há tanta coisa, como cobre, inox, multicamada, polibutileno, etc. Ficará melhor colocar em calha? Se sim, de que tipo? Obrigado.


cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Canalização à vista: que tubos escolher?
« Responder #1 em: Segunda, 28 de Março, 2011, 11:01:49 am »

não é muita ajuda, mas para canalizações de água à vista em interiores o q tenho visto é inox.
incluindo instalações com mto uso como piscinas públicas.

TINTIM

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Re:Canalização à vista: que tubos escolher?
« Responder #2 em: Terça, 29 de Março, 2011, 00:41:19 am »
Quanto a esse assunto de canos é o seguinte se é para ficar a vista e de facil acesso caso queira trocar por causa de qualquer coisa sera em inox ja se sabe que tem mais perda de calor mas leva a manga a proteger o tubo sempre protege um pouco. Noutro caso o que eu aconselho sera multicamada mas isso da um pouco de mais trabalho e nao é assim tao facil de montar como os de inox.

brico_js

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver Perfil
Re:Canalização à vista: que tubos escolher?
« Responder #3 em: Terça, 29 de Março, 2011, 17:29:57 pm »
Olá!

Que mangas são essas? É alguma protecção a envolver o tubo?

O multicamada é mais dificil de montar? Será por ser necessário utilizar ferramentas especiais? E em relação ao cobre, o que acham? Para montar parece fácil, basta aplicar flux nas pontas e soldar com solda de estanho. Depois seriam pintados.

Quanto aos diâmetros dos tubos, já me recomendaram o seguinte:

Multicamada: 20mm geral e 16mm as derivações (excepto a banheira que continuaria com 20mm);

Cobre: 18mm geral e 15mm derivações (excepto a banheira que continuaria com 18mm).

O que acham?

Obrigado e cumprimentos.

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Canalização à vista: que tubos escolher?
« Responder #4 em: Quarta, 28 de Dezembro, 2011, 23:41:53 pm »
Olá boa noite.

Como vai essa canalização?

O mais usual à vista é o inox em bicones ou cravado...

mas também pode utilizar o ppr que não tem grande perda de temperatura.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

brico_js

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver Perfil
Re:Canalização à vista: que tubos escolher?
« Responder #5 em: Sábado, 21 de Janeiro, 2012, 21:38:54 pm »
Olá!

A colocação da nova canalização ainda vai demorar. Agora estou na dúvida em relação a calhas. Colocando os canos dentro de calhas não ficará com mais estética? Mas colocando os canos dentro de calhas, em vez de inox não poderia ser polibutileno? São muito fáceis de montar com o sistema "push fit". E já agora que tipo de calhas se utilizam? Calha técnica, como por exemplo do frabricante "Efapel"?

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Canalização à vista: que tubos escolher?
« Responder #6 em: Sábado, 21 de Janeiro, 2012, 23:29:27 pm »
Olá.

Por norma a canalização à vista mais comum em Inox.

É de referir que a chamada canalização em inox não costuma ser totalmente em inox, ou seja, começando pelas tubagens infelizmente a sua composição já não é como na era industrializada onde basicamente era composta por uma grande percentagem de inox ao invés de nos dias de hoje que contém mais ferro que propriamente o inox. Temos ainda os acessórios que também não costumam ser inox mas sim latão.

Quanto à estética, como em tudo é uma questão gosto pessoal, há quem prefira ter a canalização à vista e há quem goste de colocar as calhas tal como no gás.

Existem calhas apropriadas onde aquando na fixação da tubagem à parede são fixos uns pequenos suportes onde a calha será posteriormente encaixada e, caso pretenda poderá dar-lhe um acabamento final colocando um cordão de silicone entre a junta que fica à parede.

Quanto à outra questão de material em polibutileno, pessoalmente ignoro as suas caracteristicas, portanto não posso opinar.

Sei que o PPR, qual utilizo na maioria das canalizações embutidas, é um excelente material fácil de aplicar e 100% em pvc (tubos e acessórios) nada de materiais ferrosos apenas os acessórios terminais onde se ligam as torneiras de esquadro ou outro tipo de ligações não são totalmente em pvc, tem o interior em inox (apenas rosca). É um excelente isolante a temperatura não passa quase nada para o exterior mesmo quando à vista.

Para mim, esta é das melhores canalizações.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

brico_js

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver Perfil
Re:Canalização à vista: que tubos escolher?
« Responder #7 em: Domingo, 22 de Janeiro, 2012, 00:08:42 am »
E se escolher PPR à vista que diâmetros de tubo deverei escolher, para geral e derivações?

Estive a ver uns vídeos sobre o PPR e parece de bastante fácil aplicação com a tal ferramenta de aquecimento. Já agora quanto pode custar uma peça dessas? Há casas que alugam? A mesma ferramente permite ser usada em vários diâmetros? Pelo que vi, pareceu-me que as pontas de aquecimento podem ser trocadas.

http://www.youtube.com/watch?v=NCNM0MzOzBI

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Canalização à vista: que tubos escolher?
« Responder #8 em: Domingo, 22 de Janeiro, 2012, 00:30:36 am »
O PPR é termo-soldado, para tal é necessário uma ferramenta do género "máquina de soldar" onde se inserem as matrizes respectivas ao diâmetro do tubo e/ou acessório.

As dimensões para residências normalmente são 25 que corresponde a 3/4' e 20 que corresponde a 1/2'.

Nas linhas brancas acredito que encontre a menos de 300€ a máquina completa com pelo menos 4 a 5 matrizes para os vários diâmetros... No Barão & Costa, na Baixa da Banheira, existe uma de made in china, muito boa,  com caixa e 5 matrizes a menos de 300€.

Quanto a casas que aluguem, como comprei duas máquinas nunca procurei mas tente na empresa SóAluga, esta casa aluga o mais variado tipo de ferramentas.

Quanto à instalação à vista, recomendo a utilização de um número de abraçadeiras com espaços reduzidos, principalmente no tubo de água quente, pois a sua dilatação pode levar ao crescimento em vários centímetros.

Mas ao contrário das tubagens em materiais ferrosos, a dissipação de calor é muito baixa, o que se traduz num elevado aproveitamento de calorias e evita as potenciais queimaduras ao toque. Não necessita de manga e, caso pretenda, poderá ainda colocar a tal calha que pensava colocar no inox.

Quanto à marca do produto a Coprax é o fabricante certificado deste material, no entanto existem concorrentes com materiais semelhantes uns melhores outros menos bons.

No que toca à instalação à primeira vista parece ser demasiado fácil e simples mas, como em tudo na vida, é necessário reunir alguns conjuntos de informações para a correta instalação, tais como: tempo de aquecimento para os vários diâmetros, união da soldadura na perfeição por forma a evitar o "arrastar" do material aquecido que poderá criar bloqueio.

Recomendo que consulte os guias técnicos deste material ou se possível que tenha a ajuda de alguém que já conheça o material e a forma de instalar por forma a conhecer um pouco antes de se iniciar.

Quando correctamente instalado é uma canalização silenciosa, isenta de materiais ferrosos, bom isolante entre outros factores...

Se necessitar de mais informações, não hesite em partilhar...

Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

brico_js

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver Perfil
Re:Canalização à vista: que tubos escolher?
« Responder #9 em: Domingo, 22 de Janeiro, 2012, 22:42:13 pm »
Olá!

Vi algumas imagens de canalizações em inox à vista e não me parecem feias.



Neste caso os diâmetros dos tubos são os mesmos? E para a união as peças, qual é o material mais apropriado, fita de teflon?

Cumprimentos.

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Canalização à vista: que tubos escolher?
« Responder #10 em: Segunda, 23 de Janeiro, 2012, 08:25:59 am »
Bom dia.

De facto esteticamente não são feias e se usar as calhas muito menos... é tudo um gosto pessoal.

Quanto a dimensões tudo depende das distâncias a percorrer desde a entrada do contador até à cozinha e wc's.

As dimensões mais comuns são 15, 18 e 22 mm.

Relativamente aos acessórios, como referi anteriormente não são em inox mas sim em latão, se forem iguais aos da imagem são de bicones, ou seja, não utiliza qualquer tipo de vedante do tipo teflon ou linho nada... apenas o bicone um pouco de massa de calafetagem e aperta a porca no acessório.

Nos acessórios terminais, torneiras de esquadria ou bichas, aí sim, convém colocar um pouco de vedante na rosca dos mesmos, linho e massa de calafetagem ou o teflon como preferir...

Se vai usar este tipo de canalização não se esqueça de isolar a tubagem de água quente e dimensione bem as tubagens tendo em conta as distâncias a percorrer ou corre o risco de haver diferentes pressões e também alguns ruídos... ;)

Espero ter sido útil...

Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com