Autor Tópico: Ajuda em intervenção  (Lida 9718 vezes)

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Ajuda em intervenção
« em: Sábado, 18 de Agosto, 2012, 14:20:54 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa tarde.

Venho por este meio solicitar a vossa opinião e conselhos sobre o que fazer na seguinte situação:

Moro num pequeno bairro constituído por 12 pequenas moradias e, segundo entendi após várias análises, o funcionamento do esgotos começa na última casa (12) e escoa de quintal em quintal até à casa número 3. Dizem, apesar de eu não ser da mesma opinião, que os esgotos na casa 2 e 1 encontram-se se separados das restantes. No entanto, ninguém sabe como escoa o esgoto da cada número 3.

Pedi à câmara para vir fazer a limpeza dos esgotos e a mesma referiu que não faz a limpeza a não ser no colector que se encontra na via pública.

No dia seguinte esteve cá a engenheira da câmara que brevemente analisou a situação e recomendou que fossemos nós a tratar deste assunto já que a câmara não irá intervir.

Por nenhum dos moradores mostrar qualquer interesse na resolução desta situação e, apesar de nos estar a prejudicar a todos, decidi intervir e procedi à limpeza da última caixa que tenho acesso na casa 3. Após conseguir ver o fundo da caixa consegui introduzir uma guia que me indica que o tubo segue para o quintal da casa 2. Apesar de o morador referir que não existe caixa nenhuma na sua casa, sou da opinião contrária, até porque a engenheira da câmara indica que apenas existe um tubo de ligação ao colector o que me indica que terá que existir mais uma caixa na casa 2 e outra na casa 1 e os restantes esgotos terão que obrigatoriamente seguir este caminho.

Na ausência de mais informações e com a falta de colaboração dos moradores, venho por este meio solicitar a vossa ajuda por forma a saber o que pode ser feito, pois estou cansado de ter o esgoto dentro de casa...

Desde já agradeço a vossa compreensão e preciosa ajuda.

Cumprimentos.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Ajuda em intervenção
« Responder #1 em: Quarta, 29 de Agosto, 2012, 11:39:23 am »
provavelmente não é grande ajuda, mas em tempos tive problemas com o esgoto e vim a descobrir que o acesso ao colector (já na via pública) estava obstruído com entulho, provavelmente devido a anteriores obras relativas à instalaçao das manilhas, etc.
convinha excluir esta possibilidade se de facto o esgoto da casa 3 está separado da 2.
caso contrário existe claramente um entupimento algures entre a 3 e a 2 (admitindo q a 2 nao tem problemas) terá que tentar introduzir uma guia com um comprimento aproximado entre a caixa 3 e a provavel localização da 2 (q nao é conhecida) e averiguar se encontra alguma obstrução no trajecto. eu tinha uma guia improvisada com tubagens de rega de cerca de 2" diam. que sao semi-rigidas e permitem acompanhar pequenas curvas.