Viva
Ontem estive a trocar um fole de transmissão de um Fiat Panda 750 L de 1991 (o jipe do meu sogro)
Se os senhores adm. acharem que tem interrese, talvez se possa abrir um topico de manutenção automovel.
Desapertar as rodas e a porca da transmissão antes de elevar o carro.
usar um macaco (eu tenho este) e apoiar u carro em preguiças SEGURNÇA AÇIMA DE TUDO.
Pra desmontar a pinça do travão fazer deslizar estas chapas "freio" 1 em cima 1 em baixo.
Muito importante, suportar de alguma forma a pinça (é pesada) para não forçar/danificar o tubo de travão.
retirar o parafuso do braço de suspenção
Desligar o amortecedor do cubo da roda
Fazer deslizar o veio da junta homocinetica de dentro do cubo da roda, esta operação pode exigir algum esforço
Nota -Nunca bater na ponta do veio directamente com martelo, use uma madeira ou um martelo plastico, para não danificar
Fole danificado a perder o lubrificante
Para retirar a junta homocinetica do semi-eixo é preciso cortar o fole velho e procorar um freio que prende o conjunto (aconselho o uso de luvas descartaveis pois o lubrificante velho é muito dificil limpar), usar um alicate apropriado
Depois de tudo lavado, tem de se começar a montar
O fole novo vem em kit e traz o lubrificante e abraçadeiras
Depois de lubrificado é só proceder á montagem
É preciso ter algum cuidado aqui para acertar as estrias e encaixar o freio na respectica caixa.
Apertar convenientemente as abraçadeiras para que o lubrificante não se perca ou se contamine.
Eu optei por reutilizar as abraçadeiras velhas
Fazer coincidir o estriado da homocinetica com o estriado do cubo e fazelo deslizar até ao fim.
O resto da montagem é proceder pela ordem inversa.
Este topico refere-se a uma determinada viatura mas para 80% dos carros o procedimento é muito semelhante, Para quem tiver algum conhecimento de mecanica e alguma paciencia consegue fazer este tipo de reparação
Custo das peças +- 4,00€ tempo gasto 2,30h nas calmas.