Autor Tópico: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria  (Lida 12834 vezes)

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« em: Segunda, 16 de Janeiro, 2017, 13:08:23 pm »
Advertisement
Advertisement
Pois é caros amigos, creio que o passatempo terá de ser suspenso, passo a explicar...

Quando comecei com estas brincadeiras, comprei uma garagem, nos fundos de um prédio, mas bastante "recuado" em relação às habitações, que depreendi mantinha a garagem razoavelmente isolada. Entretanto, conforme fui comprando maquinaria, ia sempre perguntando às pessoas do prédio com quem me cruzava, se fazia demasiado barulho, e pedi sempre a todos, o favor de me avisarem se tal se viesse a verificar. Este fim de semana, quando estava a usar a serra de mesa, uma pessoa do prédio, foi ter comigo bastante revoltado a queixar-se do barulho. Não há como dar a volta, não posso usar o equipamento porque incomoda as pessoas, portanto, tenho de suspender esta forma de escape. Quem sabe um dia conseguirei arranjar algum tipo de garagem, pequeno armazém, ou coisa do género que me permita brincar sem o perigo de chatear ninguém.

De qualquer forma, continuarei a acompanhar o fórum, o bichinho continua, e se não posso fazer, vou acompanhando os vossos trabalhos!


Abraço,
FMoreira

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #1 em: Segunda, 16 de Janeiro, 2017, 13:16:50 pm »
Caro Fmoreira

E não há uma forma de proteger acusticamente a garagem de maneira que não incomode o sr.?
Henrique

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #2 em: Segunda, 16 de Janeiro, 2017, 13:22:20 pm »
É triste haver pessoas assim...

Tenho pena que tenha de suspender, se calhar aos fins de semana, durante o dia pode ir fazendo uns trabalhos ou então optar por ferramentas manuais - e dar uma enorme alegria ao colega GLFaria!  ;D
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #3 em: Segunda, 16 de Janeiro, 2017, 13:52:22 pm »
Compreendo o que sente.
Eu tambem sou adepto da bricolage motorizada, logo barulhenta.
Quando estou na garagem do meu sogro tenho vivendas em frente ao portão, evito começar cedo mas depois estou até as tantas.
Tambem vou perguntando se incomodo e apesar de ninguém se queixar uma vez ou outra ja vi narizes tortos.
A minha sorte é que sompre que alguém me bate à porta porque está enrascado, não se vai embora sem ter o problema resolvido. E todos acabam por tolerar um pouco de barulho que faço de vez em quando.

No entanto o seu vizinho estava era zangado com outra coisa qualquer.
Devia de o ter convidado para uma jola.

Existe tambem o regulamento do ruido, se for dentro do horario... Fora do horario nem gritaria de marido com a mulher (o mais certo é ser a mulher com o marido)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

rubenroche

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
    • Ver Perfil
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #4 em: Segunda, 16 de Janeiro, 2017, 14:32:52 pm »
E investir num isolamento acustico ?
Certamente deverá margem de manobra para se puder fazer algum ruido em função de horarios.
Ninguem pode simplesmente impedir de fazer o que gosta mesmo que incomode os vizinhos.
Há que ser razoavel de ambas as partes.

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #5 em: Segunda, 16 de Janeiro, 2017, 16:29:13 pm »
Caro Fmoreira

E não há uma forma de proteger acusticamente a garagem de maneira que não incomode o sr.?

bata001, é uma hipótese a considerar, e parece-me que será a única viável, como trabalho em uma empresa de construção civil, a ver se peço ajuda a um eng.º civil, ou a um arquitecto, de qualquer forma, penso que será sempre um investimento razoável, e portanto neste momento está fora de questão...


...se calhar aos fins de semana, durante o dia pode ir fazendo uns trabalhos ou então optar por ferramentas manuais - e dar uma enorme alegria ao colega GLFaria!  ;D

Tudo o que tenho feito, é sempre a horas decentes, o barulho tem sido feito apenas aos fins de semana, e durante o dia, e como é óbvio nunca tenho nenhuma máquina a trabalhar horas seguidas, como "bricoleiro", vou é ligando e desligando a máquina ao longo do dia. Ontem por exemplo, estava a fazer uma pequena caixa de madeira (guarda joias) para o aniversário da minha filhota, e fui ligando a serra de mesa para acertar os cortes a 45º, e claro que para quem está no seu descanso, estar repetidamente a levar com o barulho do arranque da serra e depois com o corte, não deve ser agradável, acho que nos apartamentos não se deve ouvir muito, mas enfim...
Se calhar é mesmo altura de aprender a trabalhar com ferramentas manuais, mas, não desgostando, confesso que não é o que mais me artrai.

...
Eu tambem sou adepto da bricolage motorizada, logo barulhenta.
...

pois, máquinas infernais...   :)


...
Existe tambem o regulamento do ruido, se for dentro do horario
...

Pois, como disse, salvo raríssimas excepções, só ligo máquinas durante o dia, mas como foi dito atrás, "máquinas infernais", fazem um barulho infernal...


E investir num isolamento acustico ?
Certamente deverá margem de manobra para se puder fazer algum ruido em função de horarios.
Ninguem pode simplesmente impedir de fazer o que gosta mesmo que incomode os vizinhos.
Há que ser razoavel de ambas as partes.

Pois, há-de ser esse o caminho...


Abraço,
FMoreira

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #6 em: Terça, 17 de Janeiro, 2017, 01:22:26 am »
Se se tratar apenas de um passatempo, e não de trabalho profissional, não vejo por que suspender só por não poder utilizar máquinas. É claro que depende do que se queira fazer, mas há que adaptar os métodos e as competências às restrições que se tenham.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #7 em: Terça, 17 de Janeiro, 2017, 08:59:16 am »
Há uma maneira fácil de ultrapassar o problema

O Fmoreira pergunta ao Sr. em questão se ele não está a precisar de um móvelzito

coisa simples, claro

depois é só passar à prática e oferecer-lo ao dito Sr.

Poderão ter a certeza que acabam logo os problemas  :laugh: :laugh: :laugh:
Henrique

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #8 em: Quarta, 18 de Janeiro, 2017, 12:30:04 pm »
Se se tratar apenas de um passatempo, e não de trabalho profissional, não vejo por que suspender só por não poder utilizar máquinas. É claro que depende do que se queira fazer, mas há que adaptar os métodos e as competências às restrições que se tenham.

Tem toda a razão, temos de nos adaptar, no entanto, para mim parte do gozo está na utilização das máquinas, sou um "gadget man" até na bricolage...   :)


Estou a ponderar seriamente a possibilidade da insonorização da garagem. Para já, vou pedir um orçamento a uma empresa da especialidade (Jocavi) que já conheço do mundo audiófilo, mas que duvido que possa encaixar na minha capacidade/disponibilidade financeira. entretanto comecei a sondar o pessoal mais técnico aqui da empresa, mas não encontrei ainda ninguém com competências em acústica, o que todos me dizem é que com maior ou menor investimento será possível, mas, que fazer em DIY sem um estudo prévio e aconselhamento sério, pode ser dinheiro deitado ao lixo. vou investigar o mais que puder.

Há para já, uma ideia dada por um arquitecto meu amigo, em que posso poupar uns trocos não isolando a garagem toda. Uma vez que a garagem ainda tem uma dimensão razoável (vou tirar as medidas certas no fim de semana) a ideia seria fazer um gabinete mais pequeno onde colocaria as máquinas, e isolava apenas essa área.

São ainda muitas dúvidas, e não queria precipitar-me ou deixar-me levar por esta sensação de revolta (não com o senhor mas com a situação), e desperdiçar recursos que são escassos.


Abraço,
FMoreira

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #9 em: Quarta, 18 de Janeiro, 2017, 16:16:25 pm »
...
 fazer em DIY sem um estudo prévio e aconselhamento sério, pode ser dinheiro deitado ao lixo. vou investigar o mais que puder.
...
Há para já, uma ideia dada por um arquitecto meu amigo, em que posso poupar uns trocos não isolando a garagem toda. Uma vez que a garagem ainda tem uma dimensão razoável (vou tirar as medidas certas no fim de semana) a ideia seria fazer um gabinete mais pequeno onde colocaria as máquinas, e isolava apenas essa área.
...
FMoreira
Perfeitamente de acordo com a ideia de ser imprudente, e potencialmente muito caro, fazer em DIY.

Quanto à ideia de um cubículo isolado, pode ser interessante, e até lhe permitiria prever um bom isolamento contra as vibrações transmitidas pela estrutura do prédio, que podem contribuir mais do que as sonoras propriamente ditas para o incómodo. Um gabinete suspenso, ou apoiado em amortecedores.
Em tempos tive a meu cargo a operação de uma central de cogeração, equipada com um enorme motor naval (para quem gosta de motores, um Wartsila 12V32, 12 cilindros em V com diâmetro x curso de 320 x 400 mm). O motor era apoiado - apenas - em "almofadas" pneumáticas, que reduziam muito as vibrações no pavimento. É uma ideia.

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #10 em: Quarta, 18 de Janeiro, 2017, 16:44:59 pm »
Uma achega o meu tio quando era novo gostava de dar umas festas, ora para não ter problemas com os vizinhos colava caixas de ovos nas paredes e tectos para isolar o local.
é uma solução low cost e pode minorar o barulho

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #11 em: Quarta, 18 de Janeiro, 2017, 16:51:17 pm »
Depreendo que estava de portao aberto e o mesmo é de folha simples?
Ja agora o vizinho queixoso mora nos andares mais beixos ou mais acima?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #12 em: Quarta, 18 de Janeiro, 2017, 16:59:17 pm »
Pessoal

o vizinho deve ser guarda-nocturno  e como tal precisa de dormir de dia

Sim, mesmo aos fins de semana para não perder o ritmo

 :laugh: :laugh: :laugh:

Ainda bem que na zona não há aeroportos nem linhas de comboio

porque a ser assim tinha mos um incidente internacional

Henrique

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #13 em: Quarta, 18 de Janeiro, 2017, 17:02:00 pm »
A cortiça também funciona como isolante acústico, quanto mais grossa melhor.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« Responder #14 em: Quarta, 18 de Janeiro, 2017, 17:05:51 pm »
Depreendo que estava de portao aberto e o mesmo é de folha simples?
Ja agora o vizinho queixoso mora nos andares mais beixos ou mais acima?

Sim, o portão é de folha simples, e estava aberto.
Não sei em que andar mora o senhor (eu não moro neste prédio), mas creio que será no 1.º, portanto ainda há o R/C pelo meio.
A questão é que, até é provável que fechando o portão a coisa melhore significativamente, mas agora, depois ter havido uma reclamação, não quero/posso correr o risco de continuar a incomodar a pessoa sob pena de depois a coisa ficar ainda mais difícil, e ele não se mostrou muito receptivo a conversas, pelo que não me sinto confiante para lhe pedir para experimentar se com o portão fechado já não incomoda... é que no fundo, parte da minha revolta é porque eu até acho que ele (e todos os outros) tem razão, não tenho o direito de, dentro do razoável,  causar qualquer incómodo a quem pretende usufruir do descanso de um fim de semana, no sossego da sua casa...
Não sei é se ele estará a ser razoável, porque como podem imaginar, não estou sempre com máquinas ligadas...

Abraço,
FMoreira