Autor Tópico: Segurança Digital e Boas Práticas no Uso da Internet  (Lida 1637 vezes)

Joliveira

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Segurança Digital e Boas Práticas no Uso da Internet
« em: Quinta, 10 de Julho, 2014, 22:49:35 pm »

Um tópico do GLFaria deu-me ideia de publicar algo nesta temática aqui no bricolage café.

Segurança Digital e Boas Práticas no Uso da Internet

1 - Medidas de segurança e privacidade no uso dos computadores

- Instalar anti-vírus e antispyware e fazer regularmente as actualizações necessárias
- Criar regularmente cópias de segurança (backups) dos dados mais importantes
 

2 - Recomendações em relação ao correio eletrónico
 
- Não deve clicar em links de mensagens não solicitadas (spam), nem sequer copiá-los.
- Se uma mensagem parece spam ou uma fraude online, provavelmente é. Elimine-a.
- Não deve responder a este tipo de emails.
- Marque as mensagens como SPAM se for caso disso
- Evite encaminhar emails de “correntes”, ou seja, emails que são continuamente reenviados, quase sempre com informações falsas.
 
Enquadram-se aqui emails relacionados com desaparecimentos, novos vírus, mensagens de humor, PowerPoints…
Muitas listas de spam são “construídas” a partir deste tipo de mensagens.

3 - Boas práticas no uso do correio electrónico

- Se precisa enviar (ou reencaminhar) uma mensagem para uma enorme quantidade de destinatários considere usar a opção Bcc (tornando oculta a lista total de destinatários).
- Em algumas aplicações esta funcionalidade surge identificada como Cco 
- Se encaminhar uma mensagem que fica com múltiplos endereços de outras pessoas no corpo da mensagem considere apagar estes endereços
- Sempre que é necessário incluir anexos, estes devem ter o menor tamanho possível.
- O campo assunto deve ser sempre preenchido de modo claro e inequívoco, deixando antever o conteúdo da mensagem.
- Mantenha o conteúdo anterior ao responder, de modo a que o destinatário detenha toda a informação da comunicação prévia 
 
4 - Alguns cuidados a ter no uso de computadores públicos:

- Não guardar informações de autenticação no computador,
- Sair sempre, usando as opções adequadas, de contas de correio electrónico ou outras que envolvam autenticação,
- Se necessário e possível, eliminar ficheiros temporários, o histórico do browser e os cookies,
- Não aceder a contas bancárias.

5 - Homebanking – Uso de contas bancárias

Cuidados essenciais a ter em conta:
- Guardar os códigos de acesso em local seguro, sem usar suportes digitais
- Ter em conta as precauções aconselhadas pelos bancos
- Ao aceder escrever directamente na barra de endereços,
- Verificar se o endereço da página do banco na zona de homebanking tem o prefixo https
- Verificar ainda se a barra de endereços tem o ícone de um cadeado (certificado de segurança)

6 - Para quem tem filhos
 
- Verificar, questionar e avaliar o que encontram on-line,
- Não revelar a identidade,
- Pensar antes de publicar,
- Acompanhar
- Analisar sintomas
- Limitar o número de horas
- Ter o computador em local visível
- Sugerir alternativas

7 - Boas práticas no uso de Passwords

Estratégias para a escolha de palavras-chave
 
- Combinar os 4 tipos de caracteres disponíveis:
- letras minúsculas
- letras maiúsculas
- números
- caracteres especiais
- Evitar combinações óbvias para as passwords
- Escolher uma password simultaneamente fácil de decorar e difícil de descobrir.
- Altere regularmente a password,
- Evite memorizar no browser ou programa,
- Tente memorizar evitando papeis ou outros registos,
- Use uma única password por serviço,
- Não divulgue a password a terceiros,

8 - As compras online
 
Alguns cuidados a ter em conta:
- Certificar-se que é um site legítimo (conhecer o feedback de outros utilizadores, observar a informação disponível no site),
- Confirme o uso de encriptação ao fazer o pagamento (endereço com https),
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