Autor Tópico: Módulo Laser para CNC  (Lida 7325 vezes)

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Módulo Laser para CNC
« em: Terça, 31 de Janeiro, 2017, 16:38:54 pm »
Advertisement
Advertisement
Carissimos,

Como até ver, conforme já indicado em um outro tópico, estou impossibilitado de usar as ferramentas eléctricas para brincar com madeira, estava a pensar iniciar um novo projecto, colocar um módulo laser na "cabeça" da minha CNC, para poder fazer algumas gravações, ou até pequenos cortes em materiais macios e/ou finos.
Há alguém aqui que perceba alguma coisa de laser's e possa dar uma ajuda? Nesta fase de teste, não estava a pensar comprar um módulo topo de gama, penso que para experimentar poderia avançar com um "chinês" e depois logo vejo.
Para já estive a avaliar entre estes dois:
http://www.banggood.com/445nm-2_3W-2300mW-Blue-Laser-Module-With-Heatsink-For-DIY-Laser-Cutter-Engraver-p-1105563.html?rmmds=search
http://www.banggood.com/445nm-2_5W-2500mW-Blue-Laser-Module-With-Heatsink-For-DIY-Laser-Cutter-Engraver-p-993521.html?rmmds=detail-left-hotproducts

Que vos parece?

Abraço,
FMoreira

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Módulo Laser para CNC
« Responder #1 em: Terça, 31 de Janeiro, 2017, 21:49:46 pm »
E eu que fiquei admirado quando vi o ultimo madeira prima.

Tinham um centro de impressão com maquinas lazer.

Afinal ate fica +- acessível.
E o vizinho não chateia (desde qud não cheire a queimado)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Módulo Laser para CNC
« Responder #2 em: Quarta, 01 de Fevereiro, 2017, 10:31:43 am »
E o vizinho não chateia (desde qud não cheire a queimado)

De facto, o cheiro a queimado e o fumo, podem ser problema. Como na garagem já tenho no tecto um aparelho extractor de fumos daqueles que tipicamente se usam nas cozinhas, com tubagem de saída para a janela, e que costumo ligar quando alguma máquina está a fazer demasiada poeira para o ar, a ideia é fazer um sistema que permita ligar um tubo de exaustão junto ao laser.

Abraço,
FMoreira

ajmartins

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver Perfil
Re: Módulo Laser para CNC
« Responder #3 em: Terça, 28 de Março, 2017, 09:16:42 am »
Ambos os laser's funcionam bem, mas tem é de ter atenção á voltagem que liga. Não sei qual a electrónica que vai usar, mas geralmente é bastante simples de ligar o laser. Eu cheguei a ter o de 2500mw e funcionava bem, mas claro não pudemos é esperar que seja rápido como máquinas de laser CO2, mas para pequenas brincadeiras é bem razoável.

Para o seu caso o ideal seria comprar o de 2300mw porque suporta já TTL e PWM, ou seja é regulado pela própria controladora que usa para ligar\desligar e regular a intensidade.

Para criar imagens para gravar a laser puderá usar o InkScape

https://jtechphotonics.com/?page_id=2012


fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Módulo Laser para CNC
« Responder #4 em: Terça, 11 de Abril, 2017, 16:39:53 pm »
AJMartins,

Obrigado pela dica. Este projecto está para já em suspensão (mais um...), agora tenho um brinquedo novo, que pelo vistos também gosta (uma impressora 3D), e tenho andado com o tempo demasiado preenchido para poder ir à garagem estudar o processo de alteração da CNC.
A electrónica será a da própria CNC, já que não me apetece estar a ligar/desligar sempre que mudar de cnc para laser. A CNC usa uma controladora "PlanetCNC".

Abraço,
FMoreira