Autor Tópico: Mas têm a certeza que isto é um fórum???  (Lida 8680 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Mas têm a certeza que isto é um fórum???
« em: Sábado, 16 de Março, 2013, 00:46:01 am »
Advertisement
Advertisement
Para os romanos, o fórum era um local de encontro de toda a cidade, onde diáriamente as pessoas se encontravam para debater temas, conversar, saber novidades ou mexericos, etc. Passar pelo fórum todos os dias era quase um ponto de honra para os romanos com um mínimo de formação cívica.

Cada vez que visito o Bricolage Total - em geral duas ou três vezes por dia, já foram mais mas cheguei à conclusão que não vale a pena - vejo uns vinte visitantes, mas contributos... nem vê-los. Últimamente é uma conversa a dois ou três - sempre os mesmos.

Sei que a situação geral não é famosa - para ninguém, eu incluido, garanto - mas se só houver contributos quando a situação vier a estar boa... então, quase posso apostar que o fórum não dura até lá, porque isto vai demorar uns tempos.

Ainda vou tentando meter um tema ou outro de vez em quando, para tentar espevitar as coisas; tenho alguns na calha, mas francamente não sei se desista antes que alguém pense que estou a tentar monopolizar o espaço ou que acho que tenho ideias espectaculares ou que faço coisas espantosas. Não estou, não tenho, não faço... E não posso ser eu a manter isto vivo, quanto mais não seja porque sou muito recente no "fórum" e não tenho, digamos, ...estatuto  :)

Daqui a uns dias talvez mostre mais um pequeno projecto (passe o exagero) que tenho em curso. Só para ver se isto espevita. Depois, acho que passo a fazer como os visitantes: visito...

G.


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Mas têm a certeza que isto é um fórum???
« Responder #1 em: Sábado, 16 de Março, 2013, 02:39:20 am »
GLfaria, Boa noite!
Antes de mais Parabens pelo centesimo post no forum, logo numa altura em que falou de "estatuto", foi elevado a full member.
O meu conselho é ignore, não deixe de fazer o que gosta só porque alguns voyers, andam por ai.(são todos bem vindos)
Eu já por diversas vezes já fiz o mesmo apelo.
Até já pensei em abrir um post dedicado ás minhas obras mal sucedidas (barracadas/asneiras etc.) para o pessoal perceber que isto da bricolage caseira não é so coisas bonitas mas que podemos aprender uns com os outros.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Mas têm a certeza que isto é um fórum???
« Responder #2 em: Sábado, 16 de Março, 2013, 11:48:37 am »
Amigos, não desanimem, este fórum tem tudo para durar!
Eu pessoalmente já tive responsabilidades de administração em alguns fóruns (informática, electrónica, satélites, etc) e geralmente os fóruns passam todos por fases mais ou menos participativas. Geralmente o mais importante na criação de um fórum é o fim a que se destina. O BT tem uma utilidade que nunca se esgota, mesmo com baixa participação, há sempre uma ajuda ou informação útil, tanto para quem cá vem todos os dias como para cá vem ter pela procura num qualquer motor de busca!
A paciência é uma virtude, da qual admito ainda não ter como atingida. Com apenas 35 anos já passei tantas noites em claro, mesmo a meio da semana de trabalho, só a "trabalhar" em fóruns a ajudar pessoas e amigos que fiz para a vida. Quando encontrei o BT, já não exercia nenhuma função em nenhum fórum com tanta gente e tanta "pressa", admito que foi esta uma das coisas que me fez aqui ficar, foi ver a forma como os assuntos são tratados, sempre com uma palavra amiga, com calma e respeito por todos. Ninguém aqui se coloca em bicos de pés e diz "ah e tal eu domino isto!", assim como também qualquer recém chegado se sente de parte por não saber fazer mais, aliás é sempre incentivado a prosseguir e a tentar.
Amigos, temos aqui um coisa única, no espaços dos bits e bytes, um local onde as pessoas partilham aquilo que fazem com gosto nos seus tempos livres, onde se bebe a experiência dos mais velhos, onde se aprende enquanto se faz e como o amigo pajo bem refere, as coisas nem sempre correm bem, mas aí está a beleza disto tudo, aprende-se a fazer melhor e ninguém nos vai julgar por um projecto menos conseguido.
Acredite amigo GLFaria, que prefiro ver o fórum a rolar na calma e respeito que agora se vê, com gente a falar do que sabe fazer na sua área, com a sua própria experiência, do que ter isto cheio de gente a mandar bitaites pro ar e colar coisas da internet que qualquer pessoa podia facilmente encontrar com uma busca simples.
Dito isto, é claro que mais participação é sempre bem vinda. Posso até estar a dizer uma asneirada, mas podemos tentar outra abordagem, sendo que uma imagem vale por mil palavras, vamos insistir mais com a colocação de imagens do que se fez ou do que se pretende fazer para se poder ajudar melhor quem não consegue às vezes começar por não saber a melhor forma de o fazer. No fundo, fazer o que o amigo JOliveira sempre faz e bem nas suas respostas!

Continuem a divertir-se e a fazerem o que vos dá mais gosto, eu mesmo sem ter grande tempo para fazer o que mais gosto, tento sempre dar uma fugida à garagem, e qualquer parafuso que aperte ou uma solda num componente, ou um carro telecomandado que arranje ao miúdo, dá-me grande satisfação aquele bocadinho entre as ferramentas e a minha imaginação.

Cumprimentos.
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Mas têm a certeza que isto é um fórum???
« Responder #3 em: Segunda, 18 de Março, 2013, 01:39:22 am »
GLfaria, Boa noite!
Antes de mais Parabens pelo centesimo post no forum, logo numa altura em que falou de "estatuto", foi elevado a full member.

Não fazia ideia que se podia ser "promovido" só por escrever 100 mensagens. Valia se todas contivessem só um ponto de exclamação?  :-)

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Mas têm a certeza que isto é um fórum???
« Responder #4 em: Segunda, 18 de Março, 2013, 23:38:48 pm »
Para os romanos, o fórum era um local de encontro de toda a cidade, onde diáriamente as pessoas se encontravam para debater temas, conversar, saber novidades ou mexericos, etc. Passar pelo fórum todos os dias era quase um ponto de honra para os romanos com um mínimo de formação cívica.

Excelente, é isso mesmo um fórum! Mas tem razão quanto à participação que é reduzida face ao número de membros que estão registados.

Este fórum tem tido fases e nem sempre a dinâmica acontece com frequência. Infelizmente sinto que isso também acaba por contribuir para que mesmo aqueles que participam com enorme qualidade, como é o seu caso GLfaria, acabem muitas vezes por ir desistindo. Recordo dois membros que já aqui participaram com enorme frequência, mas que ultimamente não têm "aparecido": Stromlinie, rsacouto. Há outros que vão apenas passando, mas talvez sem a motivação de outrora.

O tema da bricolage é um tema de nicho, pois são poucas as pessoas com apetência para esta área e muitas vezes quando têm essa apetência forte, acabam por usar fóruns internacionais onde com mais rapidez vêm esclarecidas questões que têm. No entanto foi o não existir nada deste género em Portugal que me levou a criar este fórum.

Sei que muitas vezes poderia ter tido um papel mais activo na sua dinamização, mas nem sempre é simples.

Cada vez que visito o Bricolage Total - em geral duas ou três vezes por dia, já foram mais mas cheguei à conclusão que não vale a pena - vejo uns vinte visitantes, mas contributos... nem vê-los. Ultimamente é uma conversa a dois ou três - sempre os mesmos.

Quanto aos temas que "tem em calha" não deixe de os partilhar, os contributos que tem feito só tornam o fórum mais rico a todos aqueles que o visitam e são também uma forma de poder, quem sabe, trazer novos membros. Parabéns pela sua participação cuidada e com grande qualidade.

Até já pensei em abrir um post dedicado ás minhas obras mal sucedidas (barracadas/asneiras etc.) para o pessoal perceber que isto da bricolage caseira não é so coisas bonitas mas que podemos aprender uns com os outros.

Caro pajo também a si se devem muitos dos mais recentes post com qualidade e até com imagens que ajudam sempre.

Quanto ao que refere até seria interessante criar um tópico sobre " obras mal sucedidas ". Acho que aqui todos conseguem participar :) Errar faz parte da Bricolage.

Amigos, temos aqui um coisa única, no espaços dos bits e bytes, um local onde as pessoas partilham aquilo que fazem com gosto nos seus tempos livres, onde se bebe a experiência dos mais velhos, onde se aprende enquanto se faz e como o amigo pajo bem refere, as coisas nem sempre correm bem, mas aí está a beleza disto tudo, aprende-se a fazer melhor e ninguém nos vai julgar por um projecto menos conseguido.

gabriel_rocha parabéns pela sua intervenção e pelas palavras com as quais concordo. De facto para quem tem passado por muitos fóruns da web portuguesa, há aqui características que são únicas e boas.

GLfaria, Boa noite!
Antes de mais Parabens pelo centesimo post no forum, logo numa altura em que falou de "estatuto", foi elevado a full member.
Não fazia ideia que se podia ser "promovido" só por escrever 100 mensagens. Valia se todas contivessem só um ponto de exclamação?  :-)

Estas "promoções" são automáticas do fórum e têm por base o número de contributos. É claro que quantidade não é qualidade, mas é uma forma de ir destacando a participação.

Estes níveis de "promoção" podem ser personalizados quanto ao nome e quantidade de mensagens. Atualmente está em uso o que vem por defeito no fórum, mas podem sugerir uma personalização adequada ao tema da Bricolage.

Deixo o que está por defeito:

Nome   / Mensagens

Newbie / 0   
Jr. Member / 50   
Full Member / 100   
Sr. Member / 250   
Hero Member / 500

Dito isto e se houver ideias para novas formas de dinamização partilhem e quem sabe se surge algo interessante.

Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Mas têm a certeza que isto é um fórum???
« Responder #5 em: Sexta, 22 de Março, 2013, 23:50:11 pm »
Se me permitem, amanhã mesmo, coloco um post com o tema "obras mal sucedidas".
Ainda tenho uma em cima da bancada ;D, é só tirar umas fotonites 8) 8) 8) 8)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Mas têm a certeza que isto é um fórum???
« Responder #6 em: Sábado, 23 de Março, 2013, 02:34:13 am »
aproveito para sugerir a criação de um topico de nome OFF TOPIC, assim pederemos por lá o resultado do futebol, ou as novidades da vizinha/o jeitosa/o da frente (á pois tambem andam por aqui senhoras) ou até aquela anedota muito gira...
Resumindo: Tudo o que não se enquadra noutros topicos.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Mas têm a certeza que isto é um fórum???
« Responder #7 em: Sábado, 23 de Março, 2013, 13:58:38 pm »
Se me permitem, amanhã mesmo, coloco um post com o tema "obras mal sucedidas".

Boa! Ficamos a aguardar.

aproveito para sugerir a criação de um topico de nome OFF TOPIC, assim pederemos por lá o resultado do futebol, ou as novidades da vizinha/o jeitosa/o da frente (á pois tambem andam por aqui senhoras) ou até aquela anedota muito gira...
Resumindo: Tudo o que não se enquadra noutros topicos.

Já existe essa área. É esta onde temos este tópico: "Bricolage Café". Se reparar na descrição da categoria na página inicial, temos: "Bricolage Café
Um espaço onde se pode falar de tudo o que não se enquadra noutros locais"
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Mas têm a certeza que isto é um fórum???
« Responder #8 em: Sábado, 23 de Março, 2013, 15:46:28 pm »
É verdade. As minhas desculpas ao forum.
-Foi do adiantado da hora. (já não estava a funcionar bem)

« Última modificação: Sábado, 23 de Março, 2013, 15:48:25 pm por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Mas têm a certeza que isto é um fórum???
« Responder #9 em: Sábado, 23 de Março, 2013, 21:34:26 pm »
Ola pajo

separei a sua mensagem das "Obras mal sucedidas" para criar uma zona apenas para isso.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos