Autor Tópico: Cursos bricolage  (Lida 20459 vezes)

carneiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Cursos bricolage
« em: Segunda, 21 de Fevereiro, 2011, 22:57:00 pm »
Advertisement
Advertisement
Gostava muito que me pudessem ajudar. Procuro cursos de bricolage na area de Lisboa, mas ate ao momento nao encontrei nada. Sera que me podiam dar uma ajuda?
Muito obrigado

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Cursos bricolage
« Responder #1 em: Terça, 22 de Fevereiro, 2011, 00:18:41 am »
Ora aqui está um bom tópico!

Cursos de Bricolage em Portugal é algo que não conheço. Existem marcas que fazem por vezes algumas demonstrações de produtos, mas nada para além disso.

Se alguém conhecer algo do género partilhe por aqui.

Não existindo ficam algumas ideias em tom de desafio:

Para quem quer frequentar um curso assim:
- Haveria outros potenciais interessados em cursos deste tipo?
- Se sim, com que temáticas?

Para quem estaria disponível para dar formação:
- O que vos parece esta ideia? Que motivação/disponibilidade teriam?
- Em que temáticas?

Para lojas e seus representantes (alguns serão convidados por mim a ler este tópico):
- Estariam dispostos a ceder, espaços, equipamentos, e toda a logística para algo assim?
- Estariam dispostos a investir em espaços de formação que teriam um impacto nas vendas e na imagem?
- Que áreas seriam a vossa aposta?

Para os representantes de centros de formação:
- Que vos parece esta ideia?

Pela nossa parte estamos disponíveis para colaborar em tudo o que envolva formação e bricolage. Nomeadamente na organização, criação de redes de contactos, construção de programas curriculares,... Num plano mais ambicioso poder-se-ia até pensar em aprendizagem de bricolage em ambiente de e-learning, de modo que a zona geográfica não fosse assim tão importante.

Está lançado o desafio. Para os que queiram contactar, sem ser aqui por esta via, podem usar o contacto do blog que vai para à minha caixa de correio.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

carneiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Re:Cursos bricolage
« Responder #2 em: Terça, 22 de Fevereiro, 2011, 07:58:54 am »
Sei de varios interessados e estes cursos ja se praticam no estrangeiro, quer pelas marcas quer por particulares.
As grandes marcas vendedoras, possuem equipamento e local para isso. Seria de grande interesse p elas terem algo que formasse os curiosos a trabalhar c os seus materiais.
Nao se percebe porque e que a Leroy Merlin possui um sistema de cursos de bricolage bem implementado no Brasil e em Portugal este e um territorio completamente inexplorado.
Seria uma "win win" iniciativa. As grandes marcas venderiam mais pois haveria mais pessoas a quererem utilizar os seus produtos, os curiosos aprenderiam e os ja experientes rentabilizariam o seu conhecimento recebendo honorarios por partilharem os seus "segredos".
« Última modificação: Terça, 22 de Fevereiro, 2011, 10:35:28 am por carneiro »

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:Cursos bricolage
« Responder #3 em: Terça, 22 de Fevereiro, 2011, 13:19:38 pm »
Boa tarde.

À semelhança do que diz o colega Cerdeira, não vejo melhor forma de implementar semelhante projecto do que com a colaboração das grandes lojas, como pe, Leroy Merlin. Até porque era a maneira ideal de esbater de certo modo a questão geográfica.

Penso no entanto que uma ideia tão embrionária como esta padece do respectivo caderno de encargos sem o qual nenhuma entidade, Leroy ou outra, estará disposta a lançar um segundo olhar. O modelo de funcionamento teria que ser levado ao potencial interessado e não esperar que o potencial interessado perca tempo a decifrar o que nos passa pela cabeça e arranje uma solução.

E pronto, foram os meus três cêntimos.

Cumprimentos ao fórum,
jG

carneiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Re:Cursos bricolage
« Responder #4 em: Terça, 22 de Fevereiro, 2011, 14:34:02 pm »
Ja contactei a Leroy Merlin + AKI por email e ainda nao obtive resposta. Pela resposta do colega JOliveira, depreendi que iria apresentar a ideia a algumas marcas.
Quanto ao caderno de encargos, no caso da Leroy Merlin ja existem tais estudos pois como disse anteriormente ja ha um programa implementado pela Leroy Merlin Brasil e noutros paises onde se efectuam regularmente cursos de bricolage.
Tambem creio que se todos remarem para o mesmo lado e em vez de 2 pessoas, as grandes marcas vejam interesse em mais pessoas, talvez iniciem um projecto no nosso pais, o que sera bom para todos. Desde aqueles que querem aprender ate aqueles que ja sabem.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Cursos bricolage
« Responder #5 em: Terça, 22 de Fevereiro, 2011, 16:36:15 pm »

Qual seria o curriculum dum curso de bricolagem?
canalizações?
assentamento de azulejos?
mecanotecnia?

IMO é uma área mto abrangente para um curso genérico ter interesse.
E se entrarmos na especialidade n estou a prever audiencia suficiente para tornar os cursos viáveis na maioria das áreas.
com a excepção talvez de instalação de soalho flutuante e assentamento de ladrilhos/azulejos q são aparentemente tópicos mto
requisitados.

A FRESS (fundação Espirito Santo) disponibiliza alguns cursos, mas n sei se se podem chamar de "bricolagem":
http://www.fress.pt/Default.aspx?Tag=CONTENT&ContentId=97

Eu frequentei o de talha, e embora o ache caro, foi um bom ponto de partida para ganhar confiança nessa área, já q é um curso mto
prático.


carneiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Re:Cursos bricolage
« Responder #6 em: Terça, 22 de Fevereiro, 2011, 17:41:41 pm »
Cursos que abordassem os temas mais requisitados: Alvenaria, canalizacao, electricidade, carpintaria, pintura, revestimentos. Basicamente o problema que se poe a elaborar um curriculo para cursos de bricolagem, sera o mesmo que se poe a alguem que quer elaborar um livro sobre bricolagem.. e livros ha muitos.

Volto a dizer que nao estamos a falar de uma ideia original e excentrica. Estes cursos ja se praticam noutros paises com uma adesao fantastica, porque afinal trata-se de um hobbie como muitos outros. Veja-se o caso dos inumeros cursos de fotografia que existem e a fotografia como a bricolage pode-se tornar muito extensa.

Resta-nos saber se ha vontade e visao de quem tem condicoes para tornar isso possivel.
« Última modificação: Terça, 22 de Fevereiro, 2011, 17:43:21 pm por carneiro »

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Cursos bricolage
« Responder #7 em: Quarta, 23 de Fevereiro, 2011, 00:11:53 am »
Sei de varios interessados e estes cursos ja se praticam no estrangeiro, quer pelas marcas quer por particulares.

Em que áreas teriam interesse as pessoas que refere? De facto no estrangeiro já se pratica muito isto, nem sempre com um carácter formal. Pode até ser um ou um conjunto de workshops.

Penso no entanto que uma ideia tão embrionária como esta padece do respectivo caderno de encargos sem o qual nenhuma entidade, Leroy ou outra, estará disposta a lançar um segundo olhar.

As vantagens são claras e os custos podem não necessitar de um estudo exaustivo. Basta disponibilizar um espaço, equipamentos, contactar interessados em dar essas formações/workshops e usar os panfletos que por vezes se distribuem com publicidade para colocar esta informação e tudo o resto irá surgindo.

Ja contactei a Leroy Merlin + AKI por email e ainda nao obtive resposta. Pela resposta do colega JOliveira, depreendi que iria apresentar a ideia a algumas marcas.

Se tiver notícias vá dizendo, farei o mesmo.


IMO é uma área mto abrangente para um curso genérico ter interesse.

A bricolage é um mundo :) tal como muitas outras áreas de formação. A construção de programas teria de ter em conta tudo o que refere.

A FRESS (fundação Espirito Santo) disponibiliza alguns cursos, mas n sei se se podem chamar de "bricolagem":
http://www.fress.pt/Default.aspx?Tag=CONTENT&ContentId=97

Eu frequentei o de talha, e embora o ache caro, foi um bom ponto de partida para ganhar confiança nessa área, já q é um curso mto prático.

Ora aí está uma boa referência, a primeira! São cursos que se podem considerar de bricolage, com algum carácter específico, mas já enquadrados no sistema formativo actual através de UFCD's.


Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

carneiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Re:Cursos bricolage
« Responder #8 em: Quarta, 23 de Fevereiro, 2011, 08:56:12 am »
Iniciei-me no bricolage recentemente. Comprei o meu 1 berbequim, comecei por instalar umas prateleiras na garagem, passei para a casa e de repente vi-me encantado a deambular pelos corredores do AKI. Comprei uma data de material e arranjei tudo o que necessitava de arranjo em casa. Agora queria fazer uma brincadeira com luzes, mas nao percebo nada de electricidade e gostava muito de construir uma casinha de exterior para a minha filha, mas nao tenho o know how. Nunca tinha pensado no bricolage como passatempo, e agora estou fascinado, mas limitado porque nao tenho por onde aprender.

 

« Última modificação: Quarta, 23 de Fevereiro, 2011, 08:59:45 am por carneiro »

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Cursos bricolage
« Responder #9 em: Quarta, 23 de Fevereiro, 2011, 12:07:36 pm »
Pode sempre ir aprendendo aqui connosco :)

Coloque as suas questões nos respectivos locais do fórum e vai ver que terá ajuda.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:Cursos bricolage
« Responder #10 em: Quarta, 23 de Fevereiro, 2011, 14:02:53 pm »
Olá.

Em primeiro lugar peço desculpa por ter trocado o nome às pessoas (o que faz criar o hábito de ler demasiado na diagonal).

Qual seria o curriculum dum curso de bricolagem?
canalizações? assentamento de azulejos? mecanotecnia?

Ora aí está. E acho que está mesmo tudo dito.

Citação de: cerdeira
A FRESS (fundação Espirito Santo) disponibiliza alguns cursos, mas n sei se se podem chamar de "bricolagem"

Acha mesmo?

Citação de: cerdeira
Eu frequentei o de talha, e embora o ache caro, foi um bom ponto de partida para ganhar confiança nessa área, já q é um curso mto prático.

Por indicação anterior sua, pesquisei o site e fiquei entusiasmado, infelizmente. Para além de serem ministrados apenas na fundação, são também, efectivamente, caritos. Imagino que tenha tido acesso a obras que raramente possam ser admiradas?

Cumprimentos ao fórum,
jG

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:Cursos bricolage
« Responder #11 em: Quarta, 23 de Fevereiro, 2011, 14:32:23 pm »
As vantagens são claras e os custos podem não necessitar de um estudo exaustivo. Basta disponibilizar um espaço, equipamentos, contactar interessados em dar essas formações/workshops e usar os panfletos que por vezes se distribuem com publicidade para colocar esta informação e tudo o resto irá surgindo.

O termo "caderno de encargos" é muito mais abrangente do que o enumerar de custos, que poderão ser reduzidos para a entidade promotora conforme muito bem indica. No entanto penso que cada formador teria a legitimidade de exigir uma retribuição e aí é que as coisas se começam a intensificar em termos do caderno de encargos, ou do caderno de responsabilidades, ou do modelo de negócio se assim  o quisermos colocar.

Ainda assim, considero difícil a concepção de um "curso" de bricolage consistente e motivador de potenciais interessados. E só para dar um exemplo, parafraseando o colega Cerdeira (acho que não me enganei desta vez, foi mesmo voçê) que fez um curso de talha e que, ainda assim, não o considero por si só como bricolage. Mas esta é apenas a minha modesta opinião.

Cumprimentos ao fórum,
jG

carneiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Re:Cursos bricolage
« Responder #12 em: Quarta, 23 de Fevereiro, 2011, 16:49:51 pm »
Acabei de estar em contacto com o departamento de marketing da Leroy Merlin e garantiram-me que o projecto de cursos de bricolage "faz parte do caderno de evolucao da empresa, mas nao para este ano". Voltarei a carga e acredito que se todos deixarem uma sugestao sempre que passarem por uma "caixa de sugestoes" ou tiverem uma oportunidade p isso, o processo ira ser mais rapido. Max Mat e Aki ainda n responderam.

mainha

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Cursos bricolage
« Responder #13 em: Domingo, 07 de Outubro, 2012, 20:53:38 pm »
Talvez não possa ser considerado um curso de bricolage, mas pode ajudar :)
No Cepra é possível fazer cursos de soldadura e pintura ( http://www.cepra.pt ), sei que está relacionado com a parte automóvel, mas podemos usar estes conhecimentos nos nossos trabalhos. Também estou a divulgar porque me inscrevi num dos cursos e não não número minimo para que possa começar (http://www.cepra.pt/curso.php?c=U1555), pode ser que existam por aqui interessados :)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Cursos bricolage
« Responder #14 em: Segunda, 08 de Outubro, 2012, 13:31:32 pm »
Talvez não possa ser considerado um curso de bricolage, mas pode ajudar :)
No Cepra é possível fazer cursos de soldadura e pintura ( http://www.cepra.pt ), sei que está relacionado com a parte automóvel, mas podemos usar estes conhecimentos nos nossos trabalhos. Também estou a divulgar porque me inscrevi num dos cursos e não não número minimo para que possa começar (http://www.cepra.pt/curso.php?c=U1555), pode ser que existam por aqui interessados :)

Certamente não são cursos de bricolage  :)
Só se for para bricoleiros "profissionais" (também há muitos neste país...)