Autor Tópico: Canalização para gaz  (Lida 4883 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Canalização para gaz
« em: Terça, 11 de Março, 2014, 21:53:20 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas noites
Alguem por acaso percebe de instalação(canalização) de "redes" de gaz domesticas?

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re: Canalização para gaz
« Responder #1 em: Quarta, 12 de Março, 2014, 02:15:29 am »
Não percebo nada, até ando a tentar eliminar a sua utilização, só falta eliminar o esquentador (trocar por caldeira biomassa)

Mas o que precisas?

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Canalização para gaz
« Responder #2 em: Quinta, 13 de Março, 2014, 12:07:04 pm »
Há coisas pelas quais tenho respeito demais para me meter.
A electricidade é uma coisa que em geral sabemos por onde anda, e pode ser contida com relativa facilidade.
A água é mais aborrecida, mas em geral só provoca danos materiais, e mesmo assim não exagerados a menos que estejamos muito tempo fora de casa.
O gás... é totalmente outra coisa. Com excessiva frequência só se sabe que algo está mal quando já é muito tarde.

Cuidado com isso. E atenção que há regulamentos legais e, se alguma coisa correr mal pode haver responsabilidade, pelo menos civil, envolvida.
Sugiro deixar para profissionais encartados.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Canalização para gaz
« Responder #3 em: Sexta, 14 de Março, 2014, 23:12:14 pm »
Calma, companheiros!
Ainda não e desta que vou mandar alguma coisa pelos ares ::)

Foi apenas uma conversa de circunstancia com um conhecido e acabamos por falar de canos para gas.

Onde eu acho que este tipo de cano deveria ter uma ligação de terra (possivelmente existe estatica num esquentador) e o meu companheiro de conversa acha que não será necesserario.

Como numa 1ª pesquisa não encontrei nenhum tipo de informação, decidi ver se algum membro tinha algum conhecimento sobre a materia.

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Canalização para gaz
« Responder #4 em: Sexta, 14 de Março, 2014, 23:52:20 pm »
A Portaria 361/98, de 26 de Junho, alterada pela Portaria 690/2001, de 10 de Julho, que aprova o regulamento técnico relativo ao projecto, construção, exploração e manutenção das instalações de gás combustível canalizado em edifícios define o seguinte:

Artigo 51º - Ligação à terra das instalações de gás
1 — As instalações de gás dos edifícios devem ser ligadas à terra.
2 — Não é admitida a utilização das tubagens de gás para ligação à terra das redes eléctricas ou outras

Não conheço exigências técnicas nem regulamentos especiais relativos a pontos específicos das instalações (para dizer a verdade, nem sequer conhecia esta portaria antes de pesquisar “canalização+gás+terra” na internet… :-[  ), mas em termos gerais a exigência parece-me bem clara…

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Canalização para gaz
« Responder #5 em: Sábado, 15 de Março, 2014, 00:01:41 am »
Pois, tudo vai de como se procura.
Eu tinha procurado apenas por "instalação de gaz esquentador" e so me dava agua.
Obrigado GLFaria.

Assim faz todo o sentido.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!