Autor Tópico: Arrrendamento vs Venda  (Lida 7774 vezes)

rsacouto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 145
    • Ver Perfil
    • Arranja Tudo
Arrrendamento vs Venda
« em: Quinta, 16 de Setembro, 2010, 01:41:42 am »
Advertisement
Advertisement
Ora Viva  8)

Como nem só de madeiras  ;D vive o fórum...  :o

Lanço aqui uma questão... relacionada com o Arrendamento com a opção de compra ou o contrato promessa compra e venda!

Como cada Casa é um Caso, coloco aqui um caso  prático  ;D


Tenho uma casa fechada há 10 anos, numa aldeia que ninguém quer ou conhece  :o portanto
Não tem condições de habitabilidade, está sem casas de banho e cozinhas, parades degradadas etc..
Inserida num lote de terreno generoso.

Portanto, uma casa para reconstrução, já se encontra à venda há alguns anos.

Surgiu-me comprador que não tem condições para  pedir um empréstimo bancário ... mas quer adquiri-la.

Ora surgiram as 2 opções: O arrendamento com opção de compra ou um contrato promessa compra e venda com entregas de sinal mensais.

Uma vez que a casa não tem condições e o interessado irá fazer todas as obras necessárias, custa-me estar a cobrar-lhe uma renda... de uma coisa "sem valor" uma vez que não a poderia habitar...

Por isso a opção arrendamento não me parece correcta....

Peço a vossa opinião  ;D
Desde já obrigado :)

RSC

BrunoFonseca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re:Arrrendamento vs Venda
« Responder #1 em: Quinta, 16 de Setembro, 2010, 11:13:05 am »
Boas,

Honestamente, parece-me que o importante é o resultado final, ou seja, que seja pago um valor mensal até cobrir o valor total, ou até o comprador ter dinheiro para pagar de uma vez o resto.

A forma como se chega a este resultado final parece-me irrelevante, até porque qualquer uma das soluções é uma subversão do seu intento original.

Agora, presumo que cada uma das soluções proteja de formas completamente distintas o comprador e o vendedor, pelo que o melhor será aferir da legalidade de usar qualquer uma destas vias para realizar o negócio.

Sei que não ajudei muito, mas de qualquer das formas, aqui fica a minha opinião.

Cumprimentos e boa sorte com o negócio!

rsacouto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 145
    • Ver Perfil
    • Arranja Tudo
Re:Arrrendamento vs Venda
« Responder #2 em: Sexta, 17 de Setembro, 2010, 01:28:01 am »
Olá Bruno  :D

Pois... o interessa está de facto na realização da venda/compra.
Pois como referi trata-se de uma casa para reconstrução, logo o interessado não irá usufruir de um bem em pleno uso, logo não se espera que desista ao final de uns meses.

Para este caso considero a opção contrato promessa compra e venda como a decisão a tomar.
No caso do arrendamento normalmente é fixada uma renda.
Já num adiantamento de sinal poderá ficar estipulado um mínimo.

De qualquer forma agradeço o seu contributo.
R

rsacouto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 145
    • Ver Perfil
    • Arranja Tudo