Autor Tópico: "Nunca vai acontecer..."  (Lida 1888 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 842
    • Ver Perfil
"Nunca vai acontecer..."
« em: Sábado, 24 de Setembro, 2016, 23:04:34 pm »
Para aqueles que acham que, se tomarem sempre muito cuidado, um acidente nunca vai acontecer, e que consigam compreender razoavelmente inglês, sugiro uma visita a este fórum:

http://www.ukworkshop.co.uk/forums/that-was-a-stupid-thing-to-do-t96790.html

Faço notar que uma grande parte dos participantes nesse fórum é profissional, semi-profissional ou amador muito avançado neste ramo específico de actividade, e que no Reino Unido não se brinca com a segurança industrial.

A noção de "sempre seguro" é muito desejável (o famoso "zero acidentes com baixa" das estatísticas da segurança industrial), mas não existe quando se lida com máquinas o tempo suficiente - pode demorar um ano, dois, cinco...ou apenas um mês, mas estatisticamente vai acabar por acontecer. Basta estar um pouco mais cansado ao fim do dia e lá se vai a atenção, e em seguida o "cuidado".

Podia dar mais exemplos passados na minha vida, mas penso que não é necessário.  Não me posso queixar, tenho sorte em ter chegado até agora (e já lá vão bastantes anos, podem crer) só com cicatrizes, sem a falta de alguma parte do corpo...


Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 479
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: "Nunca vai acontecer..."
« Responder #1 em: Sábado, 24 de Setembro, 2016, 23:33:10 pm »
Bem apontado, GLFaria...

Um momento de desatenção qualquer um tem, e o acidente aparece... E então se à cansaço e máquinas há uma mistura explosiva para acidentes.

Depois de dois dias intensos de problemas para resolver, fui até à garagem/oficina bricolar um pouco para descontrair... Estava na descontracção até o agrafador ter metido um prego de 19mm por um dedo dentro...

Acontece a todos...
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1383
    • Ver Perfil
Re: "Nunca vai acontecer..."
« Responder #2 em: Sábado, 24 de Setembro, 2016, 23:52:50 pm »
A ultima distracção que tive custou-me um pedaço de unha  e pele do polegar esquerdo.
Para acertar um sarrafinho de madeira com aquela pequena plaina manual.
Em vez de colocar no torno segurei na mão e apoiei a ponta na bancada,mas esqueci de desviar o polegar.
Não foi grave, mas é assim que os acidentes acontecem.

« Última modificação: Domingo, 25 de Setembro, 2016, 11:08:19 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Ver Perfil
Re: "Nunca vai acontecer..."
« Responder #3 em: Domingo, 25 de Setembro, 2016, 01:02:55 am »
Boas noites,
Parece-me evidente que não sendo dirigido exclusivamente a mim, este tópico vem na consequência da conversa sobre a minha serra circular.
Repito o que lá disse. Reconheço perfeitamente a importância dos mecanismos de segurança e jamais disse ou poderia dizer porque não o penso, que nunca terei um acidente se tiver sempre cuidado.
O que disse é que considero a forma como usamos as máquinas o melhor e mais eficiente mecanismo de segurança e pelos contactos que tive e pelo que li, foi o descuido ou uso inapropriado a esmagadora causa dos acidentes nas máquinas de madeira.

Já conhecia esse forum e por acaso acho que já tinha lido esse tópico mas não me fez mal nenhum voltar a lê-lo e só por curiosidade encontrei lá relatados 14 acidentes ou consequências destes e desses 14, 12 foram por uso inapropriado, seja descuido, desconcentração ou pior ainda como a história do nariz e em dois não há qualquer relato como o acidente se deu.
Mais uma vez e sem menosprezo pelos mecanismos de segurança, verifico o que já tinha dito.
Não é que não confie neles, afinal de contas eles existem por uma (boa) razão, mas acho que a confiança desmedida nos mesmos ao ponto de os correlacionarmos a 100% com a segurança propriamente dita pode ser mais prejudicial que a falta dos mesmos.
Sinto-me mais seguro a trabalhar na minha serra com medo do que trabalhar relaxado numa serra com alguns dos mecanismos que falámos.

No final é tudo uma questão de relativizarmos os perigos. Todos os dias saio de carro e ando em estradas com dois sentidos e sem separador físico e basta uma distracção como um telemóvel, mudar de posto na rádio, olhar para o lado, um espirro, etc e damos uma guinada do volante, saltamos de faixa e batemos de frente contra outro com perigo altíssimo de morte. E como se não bastasse, quando guio não tenho um décimo do cuidado ou concentração que tenho quando manuseio a serra. E o pior é que neste perigo, mesmo que nos controlemos, não podemos controlar os outros. Mas como andamos de carro todos os dias nem ligamos. Falamos de serras ou outras máquinas e de repente a nossa exigência é logo outra e mudamos os paradigmas da segurança.

Pelo menos no meu caso asseguro-lhe que estou mesmo muito consciente dos perigos e estou longe de me sentir seguro quando trabalho com a serra e garanto-lhe que mesmo que tivesse todos os mecanismos de segurança, a sensação de insegurança e o medo iriam ser os mesmos. Muito mais perigoso que não ter os mecanismos de segurança é confiar excessivamente neles.

Espero que não levem a mal mas para acabar a minha intervenção fica uma pequena provocação não com o intuito gratuito de provocar mas talvez pedir a colaboração dos mais experientes a esclarecer os iniciados como eu que ainda cometem muitos erros.
Existem no forum diversas referências a mecanismos de segurança. Será que existe alguma sobre a forma como manuseamos as máquinas? Poderia ser interessante um tópico com os cuidados ou regras para cada uma das principais máquinas dos respectivos ofícios.
No link que o GLFaria referiu há por exemplo muitas alusões a roupas largas, cintos e até cabelos compridos. Será que quem está a começar se lembraria destes problemas?

Um abraço a todos e grato pelo tópico, quanto mais não seja para realçar a importancia da segurança no trabalho, que nunca é demais.


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1383
    • Ver Perfil
Re: "Nunca vai acontecer..."
« Responder #4 em: Domingo, 25 de Setembro, 2016, 02:10:56 am »
E porque não continuamos a desenvolver este topico
Apesar de me parecer que o post do GLFaria não ser dirigido a ninguem em específico, e um assunto que diz respeito a todos.

E pergunto eu: que acessórios e tecnicas de segurança usam para melhorar a segurança.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 842
    • Ver Perfil
Re: "Nunca vai acontecer..."
« Responder #5 em: Domingo, 25 de Setembro, 2016, 03:13:26 am »
Continuo na minha. Possivelmente é teimosia de...vá lá, se for atropelado a notícia do jornal vai chamar-me "idoso" (se não me chamar septuagenário, o que é ainda pior :) ).

O excesso de confiança em que se sabe o que se está a fazer e que se está "a fazer como deve ser" e "com muita atenção" é, sempre foi, um verdadeiro perigo. Além de que os mecanismos de segurança dos equipamentos também podem falhar, e falham mais vezes do que se pensa. Vi o número suficiente de casos.

Mas vá lá, tenho tido sorte, ainda vou só nos 70, estudo muito os assuntos antes de meter neles, mas mesmo assim quase todos os dias descubro que faço alguma asneira. Devo ser sub-dotado! Mas espero ainda ter uns anos para aprender.

E não, desculpem lá mas não vou fazer textos sobre segurança industrial, embora tenha sido uma das funções que exerci durante uns anos (pois é!), e muito menos traduções. O caso é que hoje em dia, apesar de continuar a pesquisar muito e sobre muitos assuntos, demoro mais tempo para ler e digerir a informação, e muito mais tempo para redigir textos que considere satisfatórios. Deixo isso para os mais novos e cheios de genica.

Para aqueles que estiverem realmente interessados, sugiro pesquisas aprofundadas nos seguintes sites:

https://osha.europa.eu/pt/about-eu-osha  (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho) - este é em português.
http://www.hse.gov.uk/index.htm             (Health and Safety Executive, UK)
https://www.osha.gov/                            (Occupational Safety and Health Administration, USA)

Garanto que vão ter muito com que se entreter! :)